segunda-feira, 27 de maio de 2019

Dentes, língua e... Piercing

Retração gengival e perda óssea causada pela fricção do piercing na língua !!

Paciente relatou que já está com esse piercing à 10 anos na língua e não tinha percebido o "estrago" que ele causou !!!
Essa é só uma das consequências que o piercing pode causar 😩😩😩 

Outras consequencias: 
  •  INFECÇÃO: a boca contém milhões de bactérias que podem causar infecções no local da perfuração do piercing.Trata-se de uma lesão constante no tecido bucal que abre uma porta para microorganismos se proliferarem.
  • DENTES E GENGIVAS DANIFICADOS: o atrito com a joia pode fraturar os dentes. Restaurações, próteses. O piercing também pode promover lesões na gengiva e causar retração gengival, o que torna os dentes mais vulneráveis às cáries e à periodontite e sensibilidade.
  • DOENÇAS SISTÊMICAS: Se bactérias vindas da microbiota oral entrarem na corrente sanguínea, podem causar endocardite, que é a inflamação das válvulas e dos tecidos cardíacos. 
Se você usa piercing na língua o indicado remover, pois as consequências poderão ser IRREVERSÍVEIS no futuro



Imagem relacionada

Acesse: facebook
Instagram: garcia_odontologia
Dr. Christian G. Garcia
CRO RS 25552

segunda-feira, 20 de maio de 2019

A IMPORTÂNCIA DO FLÚOR PARA SUA SAÚDE

O flúor é um preventivo a cárie dental uma das doenças mais acometida aos brasileiros.

Histórico:

     Desde 1974, a fluoretação das águas é obrigatória no Brasil, onde exista Estação de Tratamento de Água. Tal obrigatoriedade foi estabelecida pela lei federal 6.050, de 24/5/74, regulamentada pelo decreto 76.872, de 22/12/75.   

     Nos locais onde a água é fluoretada, as pessoas não devem fazer uso de mais flúor sistêmico, pois o flúor em excesso é prejudicial e provoca a fluorose dental(manchas  nos dentes e merda de mineralização em casos mais graves). O nível ideal de flúor na água potável é de 1 ppm (uma parte por milhão), isto é, 1g de flúor por 1000 litros de água. Nas cidades onde esse maravilhoso sistema inibidor de cáries ainda não foi implantado, a população se encontra com níveis de cáries muito maiores do que nas cidades onde já existe esse método. Fig1

  Apresentação e formas de uso:

     O Flúor pode ser administrado por via sistêmica em que o mesmo será ingerido por intermédio de água fluoretada e suplementos de flúor. Já pela via de ação tópica, ele poderá ser administrado por meio de dentifrícios (creme dental) fluoretados, de soluções para bochecho ou pela aplicação direta, que deve ser realizada no consultório pelo dentista. Ele tem sido classificado como o agente inibidor de cáries mais eficiente, seguro e econômico.

Forma de ação e combate e cárie:

     O flúor disponível topicamente é absorvido pelo microorganismo e, no seu interior, interfere na atividade enzimática e no controle do pH intracelular, reduzindo a produção de ácidos produzidos pelas bactérias que consomem o açúcar. Newbrun (1989) constatou que a fluoretação da água reduz de 20 a 40% a prevalência da cárie em adultos. A interrupção da fluoretação faz cessar o efeito preventivo.

Dicas:

     Você pode e deve escovar seus dentes com uma pasta dental contendo flúor, fazer bochechos diários (Fluoreto de Sódio 0,05% ) com solução de flúor e ainda utilizar a aplicação tópica de 6 em 6 meses, no consultório do dentista.
     O bochecho deve ser feito durante um minuto, e crianças menores de 6 anos não devem utilizá-lo, pois o produto ingerido será prejudicial ao organismo. Assim, o flúor em solução deve ser mantido fora do alcance das criança
Fig1

Fonte: Amaral FP 1986. Por que 'enriquecer' a água com flúor?, pp. 127-161. In Discriminação e mistificação em alimentação. Alfa-Omega, São Paulo. 

Acesse: facebook
Instagram: garcia_odontologia
Dr. Christian G. Garcia
CRO RS 25552

segunda-feira, 13 de maio de 2019

Aparelho móvel: que cuidados são necessários?

Preste atenção nas dicas e evite incômodos

Como usar e cuidar do seu aparelho móvel:

  1. A maioria dos aparelhos móveis são removíveis, o que significa que você os remove para comer, escovar e usar fio dental. Por esse motivo, são facilmente perdidos.
  2. Muitas pessoas embrulham os aparelhos móveis em um guardanapo ao comer, e os esquecem em seguida, tendo que repetir o trabalho. Uma boa solução é carregar sempre a caixa do seu aparelho móvel com você para guardá-lo toda vez que não estiver sendo usado.
  3. Para mais proteção, nunca deixe a caixa sobre a mesa ou balcão sempre coloque-a imediatamente em sua mochila, bolsa ou bolso. 
  4. Se certificar de não sentar sobre ele, pisar nele ou danificar de qualquer outra maneira esse equipamento frágil e caro.
LIMPEZA E HIGIENE:


 Cuidar do seu de aparelho móvel é essencial. Independentemente do tipo, você deve higieniza-lo sempre após a remoção, e escova-lo 1x ao dia antes do sono noturno.


Caso perceba manchas ou amarelamento deixar de molho em um copo com agua e enxaguante bucal.







TRATAMENTO 




Quanto tempo eu preciso usar o aparelho móvel depois de tirar o aparelho ortodôntico?
  1. O uso normal indicado é de no mínimo 2 anos diários.
  2.  Uma vez que o propósito desse dispositivo é evitar que seus dentes retornem à posição original, ele deve ser usado pelo menos até que seus ossos e gengivas tenham tido tempo de se estabilizar ao redor dos dentes recém-alinhados.
  3. Muitos ortodontistas recomendam que crianças e adolescentes usem os aparelhos móveis até os 20 e poucos anos - até que todos os dentes permanentes tenham nascido e os ossos da face tenham parado de crescer.

Acesse: facebook
Instagram: garcia_odontologia
Dr. Christian G. Garcia
CRO RS 25552

segunda-feira, 6 de maio de 2019

COMER MUITO DOCE CAUSA CÁRIE?

Você sabia que a cárie dentária é a doença infecciosa de maior prevalência e incidência na espécie humana🤭⚠️

➡️Ela é uma doença multifatorial, que depende de 4 fatores: dentes e saliva, as bactérias presentes e a alimentação. Atualmente, considera-se o tempo como o quarto fator.
➡️Como faço para prevenir?
1.Escove os dentes sempre após as refeições!
2.Use fio dental entre os dentes para uma higiene mais completa.
3.Diminuir a quantidade e a frequência de alimentos ricos em açúcar.
4. Consulte regularmente o seu dentista, ele saberá lhe indicar o melhor tratamento.
Acesse: facebook
Instagram: garcia_odontologia
Dr. Christian G. Garcia
CRO RS 25552