Clareamento dental
Um procedimento que a cada dia mais vem sendo procurado no consultório em razão de cada vez mais a população vem tendo um apelo estético.Nada mais é que uma técnica utilizando agentes clareadores como o peróxido de hidrogênio em alta concentração para promover o clareamento dos dentes originalmente escurecidos ou pigmentados extrinsecamente. O gel clareador entra em contato com a superfície do dente e é ativado por um processo químico, de modo a liberar oxigênio. Com isso quebra as partículas de pigmento que deixam o dente amarelado, aumentando a reflexão da luz na superfície do dente.
Sempre com acompanhamento de um cirurgião-dentista para realizar a técnica e dar as recomendações necessárias de uso. Sempre recomendado realizar fotografias iniciais para comparar os resultados.
CASEIRO X CONSULTÓRIO (LASER)
O clareamento caseiro ou com moldeiras, se dá inicialmente pela moldagem do paciente para confecção de uma moldeira individual. Esta moldeira é entregue ao paciente junto do agente clareador em concentração própria para o uso em casa. O tempo de ação pode variar de 2 à 8 horas conforme especificações do fabricante e recomendação do profissional, já o resultado é notado após 3 semanas de uso.Em relação ao clareamento realizado em ambiente clínico que, antigamente se utilizava o termo à laser, o profissional realizará um preparo preventivo da boca, fazendo uma analise detalhada das condições do paciente, profilaxia e proteção gengival para evitar que a mesma queime. Após isso são realizadas 2 à 3 sessões para obtenção de um resultado agradável.
VANTAGENS E DESVANTAGENS DE CADA TÉCNICA:
- Em relação a sensibilidade dentinária ela se apresenta em grande número de casos na técnica de consultório, já na caseira ela é bem menor. Porém é indicado o uso de dessensibilizantes e dentifrícios também para dentes sensíveis.
- O resultado final nos dois é bem semelhante, entretanto a técnica caseira leva um tempo bem maior, pois a concentração do clareador é em menor quantidade. Enquanto que o de consultório em apenas uma sessão já se apresenta uma oxidação maior fazendo com que o resultado seja evidente.
Quem não pode fazer clareamento?
- Gestantes e lactantes
- Pessoas com sensibilidade dentária ou irritação gengival
- Gengivites
- Pacientes que fizeram quimioterapia e/ou radioterapia há pouco tempo
- Pessoas com muitas restaurações nos dentes ou Próteses anteriores
- Menores de 18 anos
Fatores já ultrapassados:
- Antigamente era normal os dentistas realizarem dietas especificas para o clareamento, cortando diversos alimentos com pigmento forte! Hoje em dia é sabido e confirmado por diversos estudo que os alimentos e bebidas durante o tratamento não farão manchas permanente... Porém a diminuição do seu consumo faz com que obtenha-se um resultado mais rápido e duradouro. Isso inclui as duas técnicas, principalmente a de uso caseiro.
- Porque era chamado de clareamento a Laser? Inicialmente os agentes clareadores eram ativados por meio de uma luz. Com o avanço da tecnologia viu-se que os peróxidos de hidrogênio são ativados quimicamente e não necessitam de nenhuma luz, porém criou-se o mito e os dentistas acabam utilizando a luz de LED ou para encantar o paciente ou por falta de informação.
Conselho Federal de Odontologia (CFO). Clareamento dental sem orientação pode trazer riscos. cfo.org.br/website/clareamento-dental-sem-orientacao-pode-trazer-riscos
Rodrigues JA, Amaral CM, Marchi GM, Pimenta LAF. Associação do clareamento de consultório ao caseiro rápida mudança estética.Revista ABO Nacional 2006;14:248-53.
Acesse: facebook
Instagram: garcia_odontologia
Dr. Christian G. Garcia
CRO RS 25552















